Ev. Liberto

Breve Histórico 45 anos de evangelismo
Evangelista Liberto Gonçalo da Silva.
“Então nossa boca se encheu de riso, e nossa língua, de cânticos de alegria...o Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres.” Sl 126.2ª;3
  Levado para a  Igreja pelo irmão Isaac Sá, comecei a freqüentar a escola dominical no ano de 1962 tornando-me aluno da EBD( Escola Bíblica Dominical ) da Igreja Presbiteriana Central de Caruaru. Em 29 de maio de 1963, tomei a maior e mais importante decisão da minha vida; entreguei minha vida ao Meu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Lembro como se fosse hoje, na ocasião a Igreja estava comemorando mais um aniversario, tendo como pregador o Rev. João Campos.
  Em seguida fui batizado pelo Rev. Gerson da Rocha Gouveia pastor da Igreja .
Em 25 de Abril de 1964, casei-me com Rita Maria, deste abençoado casamento tenho 05 filhos e 08 netos, e pela graça do nosso amado e bom Deus completamos 57 anos de união conjugal. A celebração deste abençoado matrimônio,teve como celebrante o Rev. Silas Alexandrino da Silva, tendo como testemunhas os seguintes irmãos: Eliaquim Sá e Ivonete, Valdeciel Araujo e Bernadete, Rui e Rosinha , todos da Igreja Presbiteriana Central.
Chamado  Ministerial
O meu sogro Severino Luiz, era zelador da Igreja Central, eu tomava conta do som, na igreja e no evangelismo. Aos poucos, fui me apaixonando pelos trabalhos evangelísticos promovido pela (UPH – União Presbiteriana de Homens), como não sabia ler bem, entrei na escola Felisberto de Carvalho, onde estudei até o Admissão. Na época eu tinha 23 anos e comecei a sonhar com algo maior, percebi que Deus queria que eu fosse um pouco mais adiante; matriculei-me no Colégio Nicanor onde fiz o 1º e 2º grau. A parti deste momento, fui me dedicar ao evangelismo.
Sendo sapateiro, operador de maquina na firma irmão Sá, meu primeiro emprego; trabalhava com muito afinco e nas horas vagas fazia a obra de evangelização.
No ano de 1965 - Iniciei a caminhada no evangelismo.
Depois de um Retiro Espiritual, no período de carnaval num lugar chamado Sítio dos Remédios, entre as cidades de Bezerros e Riacho das Almas, comecei a evangelizar iniciando uma congregação com o irmão João Alves, diácono apaixonado pelas almas, que me ensinou a falar do evangelho para os pecadores. Eu era totalmente leigo no assunto de pregação, porém o desejo de evangelizar foi maior, o lugar era propício, levávamos um Projetor de Eslaide da igreja central, focalizávamos ás figuras e contávamos a história; era uma atração estratégica, juntava muita gente, com isso ganhamos muitas vidas para Jesus.
Nesta época fazíamos o percurso de bicicleta (aproximadamente 36 Km ),passamos anos . Depois fomos para Ibirajuba, Tacaimbó, Agrestina, Cachoeirinha, altinho e muitas outras cidades e povoados, com o projetor de Eslaide (até que chegou a televisão e parei com o projetor ).
Fui aprendendo a pregar, de Ibirajuba partimos para o interior de Altinho, nos Sítios Gonçalo Antunes onde construímos o primeiro modesto templo, sempre evangelizando, compramos nosso primeiro transporte, um Jipe ano 51. Montei uma Equipe de Evangelismo, dela fizeram parte os seguintes irmãos : Luis do Acordeom, Augustos (Flauta), Nelson (Violão), Gonçalo (Violão), Soares (Violão), Manoel da Gaita e outros. Juntos formamos o grupo “ Ecos de Aleluia” grupo regional de louvor e evangelismo.
Fatos Pitorescos
v  Certa vez fazendo um trabalho evangelístico no Sítio Siriaco, município de Altinho; tiramos o copinho do carburador do Jipe, para tirar gasolina e acender o lampião ( uma espécie de Lanterna muito usada na época ) quando terminou o trabalho, na hora de sair tínhamos cerca de 15 pessoas no Jipe. E entre nós um deficiente físico ( Paralítico ) , quando ligamos o jipe, o motor  pegou fogo e rapidamente todos pularam, enquanto alguns corriam; alguém gritou: “ e o paralítico???” Ele imediatamente gritou estou aqui, fui um dos primeiros a pular, o povo respondeu: “ Milagre”!

v  No sítio Gonçalo Antunes, numa Santa Ceia, tendo como celebrante o pastor Davi Araújo. Faltou vinho para a celebração da Ceia; o pastor me designou para prepara e providenciar os elementos da Ceia ( Pão e Vinho ), foi ai que tive a idéia de improvisar. Havia uma Irmã da igreja que utilizava um xarope (remédio meio amargoso)para tratar de uma bronquite  asmática . Peguei o tal xarope e coloquei no lugar do vinho, todos tomaram fazendo careta o Pastor  Davi me perguntou; que vinho e este? Eu respondi; é vinho de ervas amarga, ele então respondeu; tem que mudar, nós somos presbiteriano.
Campo Missionário em que atuei:   
v Alto da Balança ( Riaçhão – Caruaru-PE), Congregação da 1ª Igreja
v Salgado - Caruaru-PE: Igreja da Boa Vista
- Iniciamos o trabalho de evangelização, implantação da Igreja e construção do templo, hoje 5ª Igreja Presbiteriana.
v Ibirajuba:manutenção de um trabalho presbiteriano.
v Sítio Gonçalo de Antunes – Cajarana – zona rural de Altinho-PE Campo Missionário e vários Sítios adjacentes com a construção do Templo de Cajarana.
v Taquara de Altinho-PE – Congregação da 3ª Igreja ( varias vidas alcançadas ).
v Bezerros-PE: três anos de evangelismo como evangelista do presbitério  participamos da construção do templo e organização da Congregação Presbiteriana .
v Santa Cruz do Capibaribe-PE : três anos no campo missionário, varias vidas salvas e implantação da igreja presbiteriana.
v Estamos há 28 anos com um programa de Rádio ( Luz da Vida ) na Rádio Cultura do Nordeste – todos os domingos ás 5 da manhã levando a mensagem do evangelho.
v Rendeiras – Caruaru-PE : A Luta continua a Deus toda glória.
v  Como evangelista trabalhamos com irmãos fundadores das igrejas de varias denominações, contudo nunca deixamos a igreja presbiteriana onde nascemos de novo. Estive no inicio da 2ª Igreja, quando era congregação da igreja central, da 3ª Igreja também congregação da central, da 4ª Igreja congregação da central, e a 5ª Igreja, sendo iniciada como congregação da Boa vista pertencente a 3ª Igreja.
Fui eleito e ordenado Diácono, pela 1ª Igreja e depois, eleito e ordenado Presbítero pela 4ª Igreja.
 Fui Evangelista da 4ª Igreja e atualmente do PRCR ( Presbitério de Caruaru ).
Quero, registrar o meu reconhecimento e gratidão,  pelo amor e cuidado que este presbitério tem demonstrado por este evangelista.
Visitando o Campo Missionário
“Tornemos a visitar os irmãos por todas as cidades em que temos anunciado a palavra do senhor para ver como vão” ATOS 15:36

O texto acima contém uma proposta do apostolo Paulo a Barnabé, depois da primeira viagem missionária deles. Ele propôs revisitar as igrejas que eles fundaram para ver como estavam os irmãos. Se, continuavam firmes na fé.
Este ano, visitamos alguns campos missionários por onde passamos evangelizando e plantando igrejas. Fiquei muito feliz em ver que a semente germinou e cresceu!

“ Eu plantei, Apolo regou, porém, o crescimento vem de Deus”.

Ø Pregamos, na cidade de Bezerros no aniversário da Igreja, onde fomos lembrados com as seguintes palavras: “ Receba todo nosso reconhecimento pelo projeto que o irmão desenvolveu; e que hoje é uma realidade, graças a sua dedicação e esforço como servo do Senhor”. Também,  citarão o texto do profeta Isaías: “ que formosos são os pés do que anuncia as boas novas”.
O trabalho Lá, vai bem, tendo como pastor o Rev. Marcilio Gama.
Ø Visitamos também ,Santa Cruz do Capibaribe.
A semente plantada prosperou; existe duas igrejas a Presbiteriana do Brasil ( uma congregação ) e a Pentecostal Missionária também fruto da semente que germinou.
Ø Também pregamos na Igreja Presbiteriana da Boa Vista no aniversário da mesma, nesta amada igreja, fui surpreendido pelo Conselho recebendo uma homenagem como plantador da mesma.
Ø Feliz, por completar 44 anos de evangelista, visitei outros Campos e Igrejas  onde tive a alegria de  anunciar Jesus.
Voltei alegre como diz o Sl 126.5: “ Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.”
 Á Deus toda Glória  !
Hoje homenageado louvo a Deus pelos amados irmãos que tanto me ajudaram nesta longa jornada ministerial, sendo parceiros comigo na evangelização.
Estou completando 50 anos, nesta denominação( IPB ), e tudo que posso dizer é :
Ø  Até aqui, tenho seguido o conselho do apóstolo Paulo a Timóteo “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido... a fim de que o homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar toda boa obra... Tu, porém, sê equilibrado em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista e cumpre teu ministério.
( 2 Timóteo 3.14,17;4.5)

Portanto, como disse o apóstolo Paulo aos Filipenses: dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo sempre súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, com alegria, em razão da vossa cooperação na causa do evangelho, desde o primeiro dia até agora.


No amor de Cristo
 EV. Liberto Gonçalo da Silva.
   




3 comentários:

  1. PARABÉNS MEU NOBRE EVANGELISTA LIBERTO! DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO NESTE VASTO MINISTÉRIO! 'SÊ TU UMA BENÇÃO!' - PR.PATRIICIO

    ResponderExcluir
  2. O evangelista Liberto, para mim, é um verdadeiro homem de Deus. O conheço desde pequeno e apesar de morar tão longe e há tantos anos, acompanho o trabalho missionário desse apóstolo, desbravador de matas e fundador de igrejas. Admiro muito o Liberto. Este tem lugar garantido no céu. Parabéns Liberto por libertar tanta gente. Deus te abençoe ricamente.
    Pastor Luis (Carlinhos, filho de Dona Eliete) de São Paulo.
    Presidente da Jemesa - Junta Eclesiástica de Ministros Evangélicos de Santo André - www.jemesa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Há muito tempo conheço Liberto e me lembro de umas poucas vezes ter participado de trabalhos evangélisticos por ele dirigido.
    É realememte um homem comprometido com o IDE DE JESUS. este tem obedecido o evangelho de Cristo.

    ResponderExcluir